h1

Mentira de Raabe

junho 8, 2007

MentiraComo explicar o fato da prostituta Raabe haver escondido os espias de Josué, e haver mentido a respeito (Js 2), e Deus ainda usar de misericórdia para com ela e seus familiares? (Js 6:22-25)

Por Alberto R. Timm, Diretor do Centro de Pesquisas Ellen White

Somos propensos, muitas vezes, a pensar que Deus, para ser justo, deve restringir Sua oferta de salvação apenas às pessoas moralmente dignas. Mas a mensagem bíblica, revelada tanto no Antigo Testamento como no Novo, é que a oferta de salvação é extensiva a todos os pecadores.

São de Cristo as palavras: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lc 5:31 e 32). Em Isaías 1:18 é apresentado o convite:

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.”

A experiência da prostituta Raabe é uma das mais belas histórias de salvação pela graça “mediante a fé” (Ef 2:8) encontradas nas páginas do Antigo Testamento. Como Abraão foi justificado pela fé (Gn 15:6; Rm 4), e essa fé se evidenciou na prática de boas obras (Tg 2:21-24), assim também o foi Raabe. Hebreus 11:31 declara que “pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias”. E Tiago 2:25 acrescenta que a fé dessa mulher foi genuína porque resultou na prática de boas obras.

Mas o fato da vida de Raabe ser poupada, sendo ela uma prostituta e havendo mentido aos emissários do rei de Jericó, não significa que Deus estivesse sancionando tais pecados explicitamente condenados no Decálogo (ver Êx 20:14 e 16). Nesse incidente, Deus manifestou Sua graça salvadora a uma prostituta possuída de uma fé genuína, com o propósito de salvá-la de sua vida de pecado. O mesmo poder regenerador que atuaria na vida da “mulher adúltera”, durante o ministério terrestre de Cristo (Jo 8:1-11), também transformou a vida da prostituta Raabe. E o mesmo amor compassivo que perdoaria as mentiras do pretensioso apóstolo Pedro (Mc 14:27-31;66-72) também perdoou a mentira de Raabe.

A galeria dos heróis da fé (ver Hb 11), da qual Raabe faz parte (verso 31), não é composta por santos que nunca pecaram, mas por pecadores que pela graça divina alcançaram a vitória sobre os seus pecados. Essa galeria é formada por pessoas que, à semelhança do filho pródigo (Lc 15:11-32), deixaram as imundícies de uma vida de pecado e voltaram à casa paterna; pessoas que estavam mortas em “delitos e pecados” mas que foram regeneradas pela graça divina (Ef 2:1 e 5).

Assim como Deus perdoou e regenerou Raabe, Ele também está disposto a perdoar e regenerar a cada um dos demais seres humanos atingidos pelos “dardos inflamados do maligno” (Ef 6:16).

Fonte: Sinais dos Tempos, junho de 1999, p. 29 (usado com permissão)

About these ads

17 comentários

  1. muito bom esse comentario biblico nos ajuda a enteder mas a biblia e interpreta-la reforça nosso aprendizado para fazer um pregação sobre o tema como por exeplo esse de raabe
    abraços ivan gomes


  2. Gosto muito desses comentarios eles so me ajudam a me edificar mais e mais na resena do Senhor!!!!!!!!!!


  3. Bom dia, escrevi uma postagem sobre essa questão também. Peguei algumas bases deste POST. Por favor, dê uma olhada no meu post.
    http://pibsapucaia.blogspot.com/2009/03/nesse-sabado-dia-21-de-marco-o-grupo-de.html#links


  4. Não sou um conhecedor profundo das escrituras,mas posso entender que o fato de Deus ter poupado raabe,deve-se o fato em primeiro lugar:
    – Ela não era inserida na lei por não ser do povo de Israel.
    Raabe temeu e creu no senhor e nos seus feitos atavés de seus conservos.
    Raabe não foi egoísta,ela poderia ter fugido e ter deixado tudo para trás,mas pensou em sua família js 2:11-13.
    A atitude de Raabe deve ser imitada, até mesmo por nós.Quantas vezes mesmo fazendo parte do povo de Deus,não cremos e continuamos em cima do muro a vida toda . As misericórdias do Senhor e a causa de não sermos destruídos . A paz de Cristo.


  5. Olá,
    Não concordo quando você diz que Raabe não era inserida na lei. Todos os seres humanos têm como princípio a Lei dos Dez Mandamentos que Deus nos deu.
    Um exemplo é já no novo testamento João falando:
    “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”1 João 2:4
    Abraço,


    • paz a mado si concordar ou discordar, nao seria essa a minha ideia. mas quando dis que raabe nao estava inserida na lei por que ela estava fasendo parte de um dominio pagao como era jerico. eo mas interesante é que a mesma foi salva pela fé. EF.2v8. HB.11v 30-31.


  6. e verdade


  7. ACREDITO EM DEUS


  8. Bem ,gostei do estudo ,mas isso eu já sabia .eu queria muito saber. é se a raabe em questão é a mesma raabe da genealogia de Jesus cristo descrito em mateus cap.1.? graça e paz em nome de JESUSNOSSO SENHOR E SALVADOR.


    • Gostei do estudo, parabéns pela precisão das palavras e fidelidade dos fatos.

      Quando Deus restaura uma vida, Ele restaura uma vida.

      A mesma Raabe que faz parte dos herois da fé, e a Raabe que faz parte da Genealogia de Davi, que é a mesma de Cristo.

      Deus é Deus.


      • verdadeiramente,,amei esse estudo..aprendi muito como aprendo todos os dia ..essa passagem sobre raabe me emociona pois sou uma ex.prostituta deus me deu a chance de renunciar esse mundo hj estou aq estudando passagens lindas como essa 1 corintios cap1vs 27mas deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sabias…..q deus abençoe a todos


  9. Ola queridos, ao me deparar com este fato, entendo que o Senhor tem caminhos e meios para agir que nos ser humanos, pecados nao entende; A atitude de Raabe entendo que ela queria ter um vida diferente, estava sim, cansada de uma vida de desprezo, dor e ela viu a oportunidade de mudança porque ouviu falar do Deus de Israel, que tomaria a cidade de Jerico. O senhor veio para salvar a todos que tem um coraçao sincero e contrito. Ao meu ver e um liçao importante que o nosso Deus deixa ele nao faz acepçao de pessoas que queiram mudança.Um grande abraço.


  10. Gente tudo por Jesus, nada sem Ele, esquecem Ellem white.Essa já morreu parece que é Maria dos católicos.


    • Realmente, ela já morreu, mas nos deixou um legado importantíssimo,graças a Deus. Quem dera, que todos os escritores deste planeta fossem inspirados assim. Pena que os profetas não são compreendidos. Estude mais sobre os escritos e a vida dela.


  11. Por que ninguém deixo meus comentários


  12. ola amigos estou fazendo um sermao sobre raabe, e vendo os comentarios achei bem comentar sobre a questao da mentira e penso que a resposta e bem simples esta em josue 6; 22 no final do verso diz que ela e os seus parentes foram colocados fora do arraial, com certeza eles tiveram estudo biblico e conheceram a respeito das leis e ai depois com o entendimento de quem era esse Deus que eles conheciam de ouvir falar agora passaram a ter intimidade com ele completamente e nao mais mentir e mesmo que vier a cometer erros temos um advogado junto ao pai , que ele mesmo diz se confessarmos os nossos pecados ele e fiel e justo para nos perdoar, um abraço a todos, um abraço a todos.


  13. Deus é tremendo,o Espirito Santo não omitiu nenhuma falta de conduta dos personagens da Biblia,e com Raabe não seria diferente.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: