h1

Beijo….

janeiro 31, 2007
  *ASSUNTO: Beijo na boca é pecado?
 
*PERGUNTA
Querido irmão Michelson, me sinto muito feliz ao saber que na minha vida a vontade de Deus está se cumprindo. Porém, tenho algumas dúvidas no que diz respeito a namoro. Tenho 17 anos, sou adventista, e nunca namorei antes. Estou pretendendo começar agora e com o “pé direito” (conforme a vontade de Deus). Ao estudar a Bíblia tenho visto que ela quando se refere a “toque” entre pessoas do sexo oposto sempre é no contexto sexual (para confirmar leia Gên. 20:4 e 6; Rute 2:9; Prov. 6: 29). Pergunto: pode-se beijar na boca em um namoro cristão apenas como demonstração de afeto e não como um convite a algo mais? Deus não se entristecerá com essa atitude? Desde já, obrigado pela resposta. – J.
   
*RESPOSTA
Prezado irmão J., Sua preocupação é legítima e se constitui num bom sinal, já que muitos jovens não se preocupam hoje com esses “detalhes” de um namoro. A verdade é que todo namoro deveria se iniciar com ênfase no aspecto da comunicação, do diálogo. É assim que se conhece alguém e se pode perceber se é a pessoa certa com quem se quer passar o resto da vida. Afinal, embora nem todo namoro conduza necessariamente ao casamento, todo namoro deve ter isso em vista. Se o objetivo não é levar a coisa a sério (ainda que percebam depois que não devem se casar), melhor é nem começar.
O assunto das carícias é algo muito sério e deve ser considerado antes de se iniciar o relacionamento. Quando mantemos a mente pura, guiada pelo Espírito Santo, sabemos até onde podemos ir. As carícias (com seus devidos limites) fazem parte da demonstração de carinho que deve haver em um relacionamento mais íntimo que a amizade (o namoro). Sobre esse assunto, recomendo-lhe a leitura do livreto “Namoro no Escuro” (já esgotado na Casa, mas que algum irmão deve ter). Ali existe uma referência ao “retângulo do Dr. Tabuenca”, e que pode ser útil no estabelecimento de limites para as carícias. Segundo Tabuenca, deve-se imaginar um retângulo que vá da altura e da largura dos ombros da moça até seus joelhos (talvez mais abaixo seja melhor). Tudo o que fica de fora desse retângulo imaginário pode ser acariciado. Acariciar o que fica dentro do retângulo pode levar à excitação sexual e ao pecado, ainda que mesmo “apenas” na mente. E daí ao “ponto de não retorno”, como diz o autor do livreto, é um pulinho.
Sobre o beijo, creio que o princípio é o mesmo. Deve-se evitar beijos muito “quentes”, que excitem e tragam pensamentos sexuais. Mas novamente faço a ressalva de que pode ser que os pensamentos impuros estejam na mente, de antemão. A moça pode estar beijando com um sentimento de puro romantismo, ao passo que o rapaz talvez esteja pensando em sexo. Por isso, repito, a pureza mental vale para tudo e é o princípio de tudo. Higiene mental (obtida pela leitura da Bíblia, dos livros do Espírito de Profecia, de bons livros religiosos e da oração) é algo a que devemos nos habituar, se queremos ser salvos para a eternidade e felizes já nesta vida.
Procurem iniciar e terminar cada encontro com uma oração e leiam bons livros sobre namoro juntos. Não fiquem muito tempo sozinhos, vivendo a tal da “solidão a dois”. Participem juntos de atividades em família e na igreja, que podem promover situações ricas para um conhecimento mútuo. Conheçam mais a mente, o caráter e as emoções um do outro do que o corpo. Isso pode aguardar o contexto correto, ou seja, o casamento. Até lá, aproveitem bem o tempo para se certificarem de que a decisão de se doarem completamente um ao outro é a mais acertada. Lembrem-se de que Ellen White diz que se deve orar quadruplicadamente quando o assunto é namoro, de tão séria que a questão é.
Além do livro “Namoro no Escuro”, há também o “Namoro Completo”, da Nancy Van Pelt, e o “Cartas aos Jovens Namorados”, de Ellen White, todos da Casa. Leiam e discutam os assuntos juntos. Essa é uma fase maravilhosa da vida. Quando vivido sob as orientações de Deus, mesmo que o namoro seja rompido no futuro, vocês poderão continuar amigos e se olhar nos olhos sem nenhum constrangimento. E se vierem a se casar, a aura de pureza, bênção e felicidade se perpetuará entre vocês, que serão, então, uma só carne (se Deus assim o quiser).

Que Deus os abençoe.

  Respondido por: MICHELSON BORGES
Anúncios

15 comentários

  1. oi meu nome é Adriele sou adventista a +ou- 4 anos de um tempo para cá tenho me perguntado se ficar é pecado afinal de contas é só uns Beijos e sempre ambos não tem compromisso , mas gsotaria de saber se algo errado em “Ficar”


    • Mana tudo q é sem compromisso nao vem DEUS pois ele tem compromisso com vc e quer o melhor pra sua vida.
      demonstre seu amor a Cristo espere o tempo que ele tem pra sua vida, tenho 17 anos e nunca fiquei com nenhum menino quando vem as oportunidades as tentaçoes me coloque diante do criador q tem guardado pra mim o q de mais exelente de mais precioso ele tem e com vc nao é diferente ESPERE ele tem reservado aquele homem q vai junto com vc construir uma vida linda em DEUS!


  2. E errado ficar com meninos sem compromisso?


  3. Adriele, um novo post foi criado justamente com sua dúvida.
    No endereço: https://acaoja.wordpress.com/2007/02/13/namorar-e-ficar/

    Qualquer dúvida estamos por aqui!

    Agradecemos a visita e que Deus te abençoe!


  4. OLA MEU NOME E NATALIA, SOU ADVENTISTA A POUCO TEMPO, MAS ACHO O ASSUNTO MUITO BOM, LEGAL DE SE FALAR, POIS MUITOS TEM FUGIDO DA QUESTAO BEIJAR, BEIJAR É BOM MAS SE DEVE VIGIAR NISTO, SE VOCE VAI BEIJAR O SEU NAMORADO OU NAMORADA COM A INTENÇAO DE TENTA – LO PECOU – SE DUAS VEZES O BEIJO TEM QUE SER MODERADO, SE POSSIVEL ESPERAR ATE O CASAMENTO, JA NAMOREI E FIQUEI SEM BEIJAR O MEU NAMORADO 1 MES E NAO ME ARREPENDO POIS FOI UM PROPOSITO COM DEUS, QUANDO SE TEM PROPOSITO COM DEUS NAO DEVEMOS VIOLAR O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO JA SE DIZ, ” GUARDA PARA O MOMENTO CERTO O QUE VOCE TEM, PRESERVE A PALAVRA DE DEUS PRO SEU PROPRIO BEM, SE VOCE SE AMA E A DEUS TAMBEM, VEJA O QUE É CERTO E O QUE LHE DESPERTA PRAZER. UM GRANDE ABRAÇO


  5. Eu gostaria de saber um pouco mais sobre o namoro, agente só pode namorar qdo for pra casar? Ñ tem jeito d ter um namoro sem q seja pra casar + com algum tipo d compromisso tmbm… Não apenas uma ficada?


  6. É possivel converter uma pessoa do mundo para namorar com a mesma?


  7. Se não tiver alguém na igreja para namorar,e eu for converter uma pessoa do mundo para namorar, é certo ou é errado?


  8. A paz do Senhor,meu nome é Karulina tenho 17 anos,e sempre tive em mente de casar com meu primeiro namorado,pois se eu chegasse a namora-lo seria por amor,e principalmente pela permição de Deus!Pois sempre coloquei essa questão nas mãos dele.Com a permissão dos meus pais comecei a namorar com 16 anos,com um rapaz de 20!!Crente de berço,temente a Deus,obdiente aos pais,e que ganhou tb a confiança dos meus pais,existe um hino da harpa que diz assim…MEUS CUIDADOS TRISTEZAS E TEMORES,CRISTO AS SABE POR MINHA ORAÇÃO!!!Hoje completamos 1 ano 1 mes e 17 dias de namoro,e posso dizer que é uma benção!Fazemos campanha juntos,choramos na presença do Senhor,sacrificamos a carne por amor a benção do PAI!!E por isso sorrimos juntos, brincamos juntos,ficamos horas e horas planejando nosso futuro(casamento,casa,filhos,formatura,etc)Porque não há nada melhor do que ter a consciência limpa diante de Deus,e saber que é da maneira certa que esta conduzindo o seu namoro!!CLARO!Existem momentos que a vontade de abraçar,de beijar,de ficar pertinho da pessoa fica tão forte,que sem percebermos ja estamos fazendo isso,é por isso que a única coisa de que Deus manda a gente fugir sem olhar para tráz é a carne!!Mas o Senhor é aquele que sempre esta disposto a perdoar…e são pelas misericordias DELE


  9. do Senhor,que não somos consumidos!!!


  10. Obrigado pelo sua resposta no outrora tinha uma inquietaçao acerca do assunto muito obrigado que Deus te abençoe.petrónio crispin


  11. oi sou adventista tenho 20 anos, me batizei aos 15 e desde então sempre tive proposito de encontra um homem q fosse castro, pois sempre sonhei em casar virgem com uma pessoa virgem! porem a quase um ano conhece uma pessoa q aprentemente parecia ser cristão aos meus olhos! porem fui descobrindo uma serie de coisa dele q me dessepcionol! primeiro descobrir q ele não é mais virgem depois ele me revelou q na epoca q nos conhecemos ele não tenha uma relacionamento com cristo quanto tem hoje q ia pra igreja para agradar a mãe, q por sinal são otimas pessoas bastante conssagradas me da bons conselhos! e ultimamente eu descobrir q ele me traiu com 2 messes de namoro e se arrependeu, eu estou bastante confusa se eu devo ficar com ele ou não. ate pq meus amigos e minha familia acha melhor eu terminar o namoro… oq eu devo fazer? pq toda vez q eu tento termina minha conciencia pesa pois ele vive me dizendo q tem muito medo de me perder. mas eu não consigo confiar nele!


  12. Maria vc está on line ae?


  13. O importante e deixar Deus estar em frente de todas as coisas, mas para tal precisamos de sermos os 1ºs a fugir do pecado. E ñ mexer com as coisas que nao fomos autorizados, mas sim guardar até o próprio dia da autorização (casamento ).


  14. oi gente. entao nao é sobre mim é sobre meu irmao ele outro dia ficou com uma menina e disse que agora so quer beijar sem compromisso.ele é evangelico e meu pai tambem é e apoiou ele sobre ficar. eu disse a ele que achava que era pecado mas ele m disse que na biblia nao fala nada sobre isso que so vai acreditar se ler isso na biblia

    vocês podem me ajudar a provar a ele que é pecado ficar?



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: