h1

Homossexualidade – como parar?

fevereiro 16, 2007

*PERGUNTA

Oi, Michelson. Achei muito legal o site, e esse espaço. Caro irmão, estou freqüentando a Igreja há pouco tempo, e estou sofrendo muito. Tenho um problema muito serio, e não sei como resolver. Chego a pensar que Deus me abandonou. Não tenho forças para orar, por isso quero muito a sua ajuda. Sou homossexual, tenho 22 anos, e não tenho coragem, e nem quero contar para ninguém. Todos desconfiam, apesar de que eu não tenho jeito, entende? Mas o problema é o seguinte: eu nunca tive namorada, e nem tenho atração, e nem afinidade. O que eu faço? Ajude-me, pois estou desesperado, e preciso viver! Gostaria de uma resposta clara, que me ajudasse. Prometo de todo meu coração seguir seus conselhos, e está sendo muito confortante poder desabafar.

*RESPOSTA

Prezado irmão L., todos temos problemas contra os quais lutamos. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo e buscar ajuda, como você está fazendo. Cristo promete aliviar-nos dos fardos do pecado, ao convidar-nos a ir a Ele (Mateus 11:28). Aliás, somente Ele é capaz de mudar nosso coração, purificar nossos pensamentos e operar em nós “tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade” (Filipenses 2:13). O apóstolo Paulo conhecia bem essa tensão que existe entre o querer fazer algo e não conseguir. Em Romanos 7:18 e 19, lemos: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.” Como vê, todo ser humano nascido neste planeta tem a tendência para o pecado. No entanto, o próprio Paulo aponta a solução para este problema em Filipenses 4:13, ao dizer que tudo é possível nAquele que nos fortalece. Isso não significa outra coisa senão a comunhão íntima que devemos manter com Deus mediante a oração e o estudo diário e devocional de Sua Palavra, a fim de que Cristo viva em nós e por nós. “Sem Mim, nada podeis fazer”, disse Jesus, em João 15, ao contar a bela parábola da videira. Nossa conexão com Cristo (a videira) deve ser constante, do contrário a “seiva espiritual” cessa de fluir em nossa vida, e secamos, sucumbindo ao mal. Tomo a liberdade de transcrever abaixo algumas palavras profissionais, extraídas do livro Consultório Psicológico, da Casa Publicadora Brasileira. No capítulo 16, o psiquiatra cristão, Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, escreveu: “Considero o homossexualismo não como uma opção de vida, mas como o resultado do melhor que aquele indivíduo conseguiu fazer para sobreviver psicologicamente. “Todos os seres humanos têm conflitos emocionais e precisam constantemente de ajustes na personalidade para conseguir melhorar aquilo que não está bem, que não está em harmonia em seu interior. “Quando uma criança sente que para receber amor, aceitação, proteção e aconchego de seus pais, ou do responsável por sua criação, ela precisa mudar o que é como personalidade, ela estará, provavelmente, se mutilando. Estará perdendo a espontaneidade e desenvolvendo uma nova maneira de funcionar como pessoa a fim de, justamente, ver se consegue chegar a ser aquele tipo de pessoa que agradará aos outros e, assim, obter as gratificações afetivas que deseja. Ela quer afeto. Todos queremos e precisamos disso. Sem afeto, adoecemos física e/ou mentalmente. E podemos até morrer precocemente por causa da ‘fome de amor’. “O que o homossexual busca na relação afetiva com alguém do mesmo sexo é afeto. Ele (ou ela) busca o que todos buscamos, consciente ou inconscientemente: amor. “A questão que, no meu ponto de vista, faz do homossexual um indivíduo com desvio da conduta sexual, é que ele busca a afetividade – a qual, repito, todos nós precisamos e buscamos – derivando-a para impulsos erotizados dirigidos a alguém do mesmo sexo. Claro que esse é um processo inconsciente, não premeditado, resultado de muitos fatores, tais como uma forte sensibilidade emocional congênita, aliada a experiências afetivas traumáticas vividas no decorrer dos anos da infância, em que o pai (ou a mãe) do homossexual deve ter sido uma figura ausente, fraca, distante, colaborando para a formação de uma auto-imagem sexual alterada. “É importante salientar que há, também, outras formas de desvio de conduta como conseqüência da busca da afetividade, como as compulsões para jogar, para o sexo heterossexual, para a comida (chocolate, doces, etc.), para o consumo de álcool e de outras drogas ilícitas, para o trabalho, entre outras. Esses desvios são uma maneira que a pessoa encontrou para conseguir lidar com sua dor emocional (não necessariamente consciente) e poder sobreviver e conviver socialmente. … “Você não é culpado de ter impulsos homossexuais. Nem é inferior como ser humano por ter isso em sua personalidade. Creio que você não tomou uma decisão consciente, certo dia, dizendo para si mesmo: “A partir de hoje vou me tornar homossexual”, e passou a ser, desde então. “Ao admitir suas tendências, ou seja, ao evitar negá-las, você está no processo de recuperação desse desvio sexual. O primeiro passo para qualquer processo de cura, recuperação ou amadurecimento, requer a admissão da existência do problema. “Defino a homossexualidade como um desvio da sexualidade normal, por crer que Deus fez homem e mulher, macho e fêmea. Dois gêneros na raça humana. Também considero desvio sexual o heterossexual com compulsão para o sexo genital, além de outras alterações da sexualidade humana como o travestismo, o voyeurismo, a zoofilia, a pedofiia, entre outros. “Você não é perverso por ter esses desejos. Eles se desenvolveram em seu comportamento e passaram a fazer parte de sua vida devido a fatores variados. No entanto, você é responsável por seu comportamento e precisa aprender a derivá-lo para aquilo que é saudável. Esses desejos não precisam dominá-lo. Você pode obter auxílio para lidar com eles de tal modo que suas emoções não o dominem, pelo contrário, você é quem deve dominá-las. “Você pode aprender a desenvolver um amor heterossexual maduro. Boa literatura, ajuda psicológica profissional com base nos conceitos bíblicos, evitar ambientes e convívio com homossexuais que não querem mudar, é o caminho da mudança, da recuperação e do amadurecimento emocional no seu caso.” Prezado L., estarei orando por você. E não se esqueça, tudo é possível nAquele que nos fortalece. Não desista da luta. Agarre a mão de Deus e siga em frente. Jesus o ama e quer vê-lo feliz, transformado segundo a Sua própria imagem.

Respondido por: MICHELSON BORGES

9 comentários

  1. putz, eu não li isso ¬¬

    Cara, hello! Não da para controlar nossas emoções ou desejos, isso é instintivo e é maior do que nós, assim como o seu assim chamado “deus”.

    Se voce diz que deus quer que eu tenha uma vida infeliz sem saber o que é um verdadeiro amor – por que nunca esse rapaz vai amar de verdade enquanto não aceitar sua sexualidade -. Se voce acha que deus quer minha infelicidade e solidão, por que eu jamais me casaria com uma mulher pois sei que só traria sofrimento para nós dois, voce é doente

    Deus tem um plano maior, aquilo que nós não entedemos, como a homossexualidade, não nos cabe julgar, e sim aceitar e respeitar, na esperança de que um dia esse mesmo deus nos explique o significado disso, isso é o que eu chamo de fé

    Deus não serve para julgar e condenar, ele serve para dar esperança e amor aqueles que precisam.


  2. Amado irmão L,Jesus é contigo!Li seu desabafo e concordo com o irmão Michelson em todas as palavras.Meu testemunho:Tenho 45 anos até 12 de outubro agora,fui totalmente liberta do hom quando entreguei meu coração totalmente a Jesus em 25 de abril de 2005 onde me batizeiu e dei total liberdade à Palavra de Deus e ao meu melhor amigo o Espírito santo de deus onde ele pode ir agindo devagarinho e fui liberta.Tive ativa nesta opção durante 10 anos!É uma vida prisioneira e terrível,angustiante e sozinha,totalmente equivocada com a realidade que sou uma mulher criada por Deus e fazer o papel de uma mulher!Não há meio termo.Deus fez o homem e a mulher.Estou com um projeto em andamento GAARES é um projeto d Deus para aconselhamento,apoio,conscientização da nossa natureza divina,tbem cura da alma.Querido,por vc não ter ainda atração sexual”definida” é porque sua alma precisa ser trabalhada com a Palavra,seu pastor e tbem com leituras aconselháveis como “Personalidades Restauradas” de Walnice Milhoens,tente adquirir,mas em 1ºlugar confie no pastor que Jesus confiou sua vida nele.Comunique-se comigo!Posso tentar te ajudar através dos meus estudos e da Palavra de Deus.Te amo em Cristo Jesus! Vc é muito importante para Deus,pode o mundo inteiro dizer que não te ama mas Jesus Cristo te ama e deu o sangue precioso dele poe vc.Meu orkut é:mania_de_festas@yahoo.com.Espero respostas


  3. Oi! Eu tenho o mesmo problema que o irmão L. tenho 21 anos e á dez anoz que peço a Deus que me liberte. Aceitei Jesus aos 8 anos. e desde ai o egui com fervor. Claro que não sou um cristão exemplar, mas sempre tentei seguir o caminho de Deus, nunca me afastei. Mas agora ja estou farto de lutar contra este sentimento. Nunca contei a ninguem, so Deus sabe deste problema. Não posso onfiar no pastor da minha igreja, pois é meu pai. Depois de tantos anos com fé em Deus, acreditendo que ele tem poder para me curar, estou indo abaixo, ja nem tenho vontade de estudar, trabalhar ou seja o que for. Alguem que me poça ajudar nesta luta? Obrigado
    Ass: Alguem com vontade de desistir.


  4. Fui lésbica e fui liberta totalmente por Jesus Cristo.Para conseguirmos esta vitória precisamos ter:Jesus em 1º lugar;deixar livre o Espírito Santo para agir,QUERER,DETERMINAÇÃO,é uma luta espiritualç muito grande mas fui libeta não fui? Eu amo o meu amado,e sei que Ele me ama também.Meu email tá aí,quer saber +,entre em contato comigo.Que a Paz de Jesus que escede TODO ENTENDIMENTO ENTRE DE VEZX NA SUA VIDA E COM ELA VC POSSA DEIXAR TUDO NA MÃO DO SENHOR!NO MEU EMail Mania_de-festas@hotmail.com tem blog,entre e faça parte


  5. Este projeto GAARES – Grupo de Apoio e Aconselhamento para Reintegração na Sociedade é para ajudar pessoas através da Palavra de Deus e do Conselheiro Espírito Santo a ajudá-lo(a) a ser liberto do homossexualismo e suas raízes.Você foi feito á imagem e semelhança de Deus.Deus não é homossexual e se Ele não é como você pode ser ,se ele te crioi à sua imagem e semelhança!Pense e reflita!Há algo contrário à Verdade!Deus é amor e sabedoria.O Nosso Deus nunca fez ascepcia de pessoas e é um Deus de sim,sim,não,não. Não há meio termo,ele não crio “meio homem” ou “meia mulher”Pense e nos procure!Te amamos em Cristo Jesus!Há Esperança!


  6. Oi…
    Eu não quero falar meu nome, pois tenho medo de que pessoas que me conhecem vejam esse escrito e me recriminem mais ainda do que já recriminam.
    Eu preciso muito de ajuda e por isso estou aqui escrevendo.
    Eu sou Adventista desde 1999, sou homossexual e estudei em internato até esse ano, nesse período foi onde eu tive relações sexual com outros homens e a maioria deles foi filhos de pastor, vocês imaginem que fiz tudo que um casal de homem e mulher já fizeram, e toda vez que penso nisso sinto uma tristeza grande em meu coração porque Deus não merece isso que fiz, ele me dá amor, saúde, proteção e sempre peco com isso.
    Eu me desesperei esses últimos tempos por que eu fui mandado embora do internato por esse motivo e eu não tenho condições de me manter fora do internato. Quando eu estava no internato eu tinha uma bolsa de trabalho onde eu pagava minha faculdade com isso e agora não tenho mais, fui então morar de favor na casa de um senhor perto do internato. Um dia eu fui para uma cidade vizinha que dá umas 2 horas de viagem de onde eu estava perto do internato. Lá eu encontrei um amigo que é homossexual e falou que eu poderia ir morar com ele e outros dois amigos que também são homossexuais e eu não precisaria pagar nada, como que eu iria mudar morando com eles? Procurei uma faculdade para continuar meus estudos, estava tudo certo para eu me mudar para lá, mas quando chegou quinta-feira eu senti uma coisa muito forte de que era para eu voltar ao lugar de onde eu estava perto do internato, eu não queria ir, mas a voz foi tão forte que eu peguei um ônibus e voltei para o lugar onde eu estava perto do internato para passar aquele final de semana com meus amigos, quando eu cheguei à igreja para assistir o culto de sexta á noite o Pastor pregou sobre homossexualismo, parecia que ele sabia que eu estava precisando ouvir aquilo, depois do culto eu fiquei me questionado, como que Deus prepara um culto especial e direto para mim, não é possível isso, eu orei a Deus e disse se era para mim tudo aquilo que ele me desse um sinal, acabei minha oração e fui dormir, quando foi no outro dia eu fui assistir a lição em uma escola sabatina do internato e para minha surpresa o pastor que estava passando a lição começou a falar sobre homossexualismo e contou um testemunho e de um rapaz que era homossexual e que Deus tinha transformado a vida dele, eu chorei muito, era mais do que nunca a resposta de Deus naquela hora para mim, fiquei muito feliz com tudo isso e pedi para Deus me ajudar e colocasse pessoas que pudessem me ajudar, hoje eu estava na internet e acessei o Google e pedi para Deus me mostrar um site que pudesse me ajudar sobre homossexualismo, quando eu digitei apareceu esse site onde estou escrevendo agora e fiquei maravilhado com as coisas que estavam escritas.
    Queria muito poder ter ajuda de algum de vocês, pois não queria enfrentar isso sozinho.
    Rosilene, não sei se você teria um tempo para mim, pois nem mereço o amor de Deus, mas ele tem um propósito em minha vida e quero deixar que ele faça isso acontecer em minha vida.
    Pastor Michelson Borges eu nunca li uma coisa tão linda e inspirada por Deus sobre o meu caso como o que o senhor escreveu no início, queria muito poder trocar algum email com o senhor, se for possível me responda, por favor.
    Rosilene, obrigado pelas palavras que escreveu nessas postagens, já me ajudaram muito mesmo sem nos conhecer, você deve ser uma mulher batalhadora e vitoriosa em cristo.
    Que Deus continue te abençoando sempre. Abraços de alguém que quer mudar e precisa de ajuda. Orem por mim Por favor.


  7. Amados,Deus QUER fazer um MILAGRE em sua vida:devolver sua liberdade que foi roubada!Venha Jesus te chama,pode me procurar,fui lésbica e agora sou totalmente liberta!Para glória do nome de jesus! Aprendi q h´´a necessidade de sigilo,através deste site uma jovem largou o homossexualismo com 2 meses de ministração só pela Net.Me procurem,estou à disposição da obra de deus.Abraços que Jeus os abençõe!Há ESPERANÇA!Missionária Rosilene Lanini


  8. Meu email é rosilenelanini@gmail.com aguardo você que estás lendo nossas opiniões.É vc mesmo!Me add!


  9. Oi rosilene , eu preciso saber o que fazer pra que minha filha saia do homossexualismo, ela tem apenas 16 anos e estou sem chão em saber disso e não sei como agir a não ser invocar o nome de jesus . me dê uma luz por favor , aguardo resposta . abços



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: