h1

Pecado contra o Espírito Santo

fevereiro 16, 2007

 

*PERGUNTA Gostaria de receber uma resposta bem fundamentada sobre o que é o pecado contra o Espírito Santo, e por que para este pecado não há perdão.

 

 

*RESPOSTA

Prezado S., como você deve saber, as únicas respostas bem fundamentadas sobre religião são aquelas baseadas nas Escrituras Sagradas. Vejamos, então, o que a Bíblia ensina sobre o pecado contra o Espírito Santo. De Jesus temos a confortante e animadora promessa: “E por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens” (Mat. 12:31). Graças a Deus por essa gloriosa certeza! Qual o significado, então, do final do versículo 31? “…mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada” (Veja também Mar. 3:28 e 29.) Para compreender essa passagem é preciso entender quem é e qual a obra do Espírito Santo. Ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade (Mat. 28:19). E é o único agente que leva a pessoa a reconhecer o pecado: “Convencerá o mundo do pecado” (João 16:8). Ele produz o novo nascimento (João 3:1 a 8); guia em toda a verdade (João 16:13); fortalece para a obediência (Efés. 3:16); age no homem (Gên. 8:26); e intercede por nós (Rom. 8:26). Todo pessoal, íntimo trabalho de Deus sobre o ser humano é realizado pelo Espírito Santo. Cada impulso para o bem e para a verdade é implantado por Ele. Cada desejo de santidade é nutrido por Ele. Seu trabalho é tão indispensável à convicção, conversão, arrependimento, segurança, enfim, a cada operação da divina graça, que nada disso poderia ocorrer sem Ele. Mas continua a pergunta: O que é o pecado contra o Espírito Santo? Esse pecado não é feito por um único ato, num instante, mas sim por etapas. Vejamos como pode acontecer: 1.

Vez após vez Jesus, mediante o Espírito Santo, bate à porta do coração e pede entrada (Apoc. 3:20). Quem não abre a porta e O deixa esperando do lado de fora, dá assim o primeiro passo: entristece o Espírito Santo (Efés. 4:30). 2. Talvez com medo de que Ele force entrada, essa pessoa resiste, usa toda força possível para Ele não entrar, pois não deseja ter Sua companhia – é o segundo passo (Atos 7:51). 3. Para ter certeza de que Ele não incomodará mais, procura abafá-Lo, apagá-Lo (I Tess. 5:19). É o terceiro passo. 4. Então, de tanto resistir, a consciência e o coração se tornam endurecidos (Heb. 3:13). 5. Finalmente o Espírito Santo o abandona. Que triste fim! Na Bíblia temos muito exemplos dessa triste experiência. Os antediluvianos (Gên. 6:3, 5, 11 e 12); Faraó (Êxo. 8:15); Judas (Luc. 22:3); alguns fariseus (Mat. 12:24). Portanto, o pecado contra o Espírito Santo é a persistente rejeição aos apelos dEle. Na verdade, não é que Deus não esteja disposto a perdoar, é o pecador que já não quer o perdão. E pecado do qual não há arrependimento e confissão, não pode ser perdoado. Freqüentemente pessoas sinceras expressam o temor de haverem cometido o pecado imperdoável. Lembremos que enquanto alguém crê de todo o coração que Jesus é o Filho do Deus vivo e o Salvador do mundo, enquanto deseja a salvação, pode estar certo de que não cometeu o pecado imperdoável. Satanás empenha-se em desanimar as pessoas fazendo-as crer que cometeram o pecado imperdoável. Assim as leva a abandonar a esperança e perder-se. A pessoa que endureceu o coração aos apelos do Espírito Santo nunca mais sente desejo de se arrepender, nem se importa com sua salvação. Como evitar pecar contra o Espírito Santo?

Há pelo menos três maneiras:

1. Conservando o coração sensível aos menores apelos do Espírito, e respondendo “fala, porque o Teu servo ouve” (I Sam. 3:10).

2. Tendo cuidado para não resistir voluntariamente à conhecida vontade de Deus (Isa. 50:5). 3.

3.Cultivando o hábito de pronta obediência quando Deus assim o exigir (Sal. 18:44; 119:60).

Respondido por: MICHELSON BORGES

Anúncios

2 comentários

  1. gostaria de saber mais sobre mentir ao esprito santo.


  2. estou com medo de ter blasfemado contra o espirito santo. por favor me ajude.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: