h1

Notas sobre Eclesiastes

abril 3, 2007

Eclesiastes! Já ouviu falar neste livro da bíblia?!? Fica entre Provérbios e Cânticos. E é sobre esse livro no qual iremos falar em alguns post daqui a diante. Serão apenas notas com os pontos principais que o sábio Salomão, provavelmente, disse. Se não foi Salomão foi alguém que com certeza teve a inspiração de Deus para escrever coisas tão maravilhosas. Portanto, apertem seus cintos e preparem-se para desfrutar dos versos desse livro tão maravilhoso. Começaremos com algumas informações específicas do livro. Lá vai:

Nome: Emprestado da Septuaginta. Na bíblia hebráica é chamado kohelet.Embora, o significado desta palavra seja incerto, tem sido traduzida em português como “pregador”, ou alguém que dirige uma reunião.

Autor: Indeterminado, ainda que comumente se aceite que tenha sido Salomão, 1:1-2. Julgando pela história de sua vida encontrada na Bíblia, muitas das experiências relatadas ali parecem corresponder às que ele deve ter tido.

Texto Chave: 12:13

Palavras Chave: Vaidade, e sob o sol. Cada uma destas expressões ocorre mais de vinte e cinco vezes.

Conteúdo: O livro contém as reflexões e experiências de um filósofo cuja mente estava em conflito sobre os problemas da vida. Depois de falar das desilusões que havia tido, apresenta o enfoque do materialismo epicureu – que não há nada melhor que o gozo carnal dos prazeres da vida. À medida que esta idéia aparece repetidamente através do livro, é evidente que o escritor lutava com ela, enquanto que ao mesmo tempo expressava verdades profundas acerca do dever e das obrigações do homem para com Deus.
Finalmente, parece sair de suas especulações e dúvidas até alcançar a conclusão nobre de 12:13: “Teme a Deus”, e guarda os seus mandamentos, pois isto é o dever do homem.

Retirado da Bíblia Thompson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: