h1

Guerras do povo de Israel

julho 1, 2007

Há alguns dias estava no colégio, até que alguém me abordou. Com algumas dúvidas sobre a Bíblia, após ter estudado mais sobre esse assunto resolvi colocar isso aqui no blog, pois a mesma pode assolar muitas jovens.

Deram-me um papel que dizia que o povo de Israel tinha desobedecido a Deus, e que Ele não era bondoso e ainda se contradizia.

  1. Não era bondoso porque, quando o povo de Israel iria entrar na Canaã já habitavam ali povos, gigantes, entre outros. E Deus não usou de sua misericórdia para com aqueles povos, e quis logo exterminá-los.
  1. Deus se contradizia porque algum tempo antes do povo chegar à Canaã Ele dera os dez mandamentos, escritos pelo dedo dele. E nesse decálogo dizia:”Não matarás”. E ali o povo teria que matar. Seria uma contradição?

Pensei muito, orei, e estudei a fonte que vem todo o poder: a palavra de Deus. E também a história desse mundo.

Na antigüidade, o povo, que não era nenhum pouco desenvolvido com relação ao nosso tempo, viviam em guerras. Você pode pensar que foi parecido com a 2ª Guerra Mundial talvez ou até com a recente guerra entre EUAxIraque. Mas, em suma a guerra que existia naquela época era semelhante porque havia um confronto mental e físico entre pessoas. Contudo, naqueles tempos não existia pistolas, revólveres, carros, aviões. O que existia eram espadas, flechas e instrumentos de batalhas simples.

Outro fator para se notar da época que o povo de Israel saiu do Egito era que não existiam leis para com as guerras, como não existia?!? Atualmente, sabemos que existe a ONU, que depois da Primeira Guerra Mundial foi fundada para manter a paz mundial entre os países membros. A ONU pode até não funcionar, mas ela existe, e tem seus objetivos.

O que quero dizer é que não existia nenhuma organização,seja ela governamental ou não, que podesse impor suas regras para o povo de Israel. Uma lei muito falada naquele tempo é o chamado “Código de Hamurábi“. Que foi instituído na Mesopotâmia pelo rei Hamurábi. O chamado “Olho por olho dente por dente”. O que isso significa? Quer dizer que se alguém cometesse um crime pagaria como pena o seu próprio crime. Ou seja, fazia parte da cultura daquela época matar, pois se não matassem eles morriam. Deus respeita as épocas e culturas, e que época dífcil aquela do povo de Israel, existindo nações, tribos, povos, pessoas buscando por status, ou melhor, buscando cada vez possuir mais terras. A luta era por status, quem tivesse mais terras teria mais “poder”. E a única forma de conseguir terras era expulsando povos de determinados territórios. E quem daria seu território sem primeiro lutar?!? Era preciso matar por metros de terras. E essa cultura nos acompanhou por muitos tempos ainda, e foi desaparecendo devagarzinho até os dias de hoje. Logo, Ele precisava agir de alguma forma para o povo entender, sendo essa a única forma. Como, atualmente, Ele não agiria dessa forma, pois nossa cultura e leis já são totalmente diferentes. Forma cruel??Certamete, não era do agrado de Deus, forma talvez repugnante, não era o que sonhou,entretanto o homem procura a cada vez mas se desviar do seu caminho…

Existe um versículo em Gênesis 15:13-16 que diz o seguinte:

então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice.Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus. (Gênesis 15:13-16)

Aí diz que quando Deus prometeu a terra prometida para Abraão os povos que viviam nela ainda estavam “no tempo da graça daquele tempo”. Logo, Deus não podia executar seu juízo. Mas, depois que o “tempo da graça deles” se fechou aí sim ele poderia executar segundo a vontade dos Amorreus, pois já tinha dado oportunidades demais. Portanto, podemos perceber que Deus usou misericórdia para com aqueles povos, e que Ele não desobedeu os dez mandamentos e nem se contradisse.

Você ainda pode pensar, mas Deus não quis dar mais tempo para o povo. Entretanto, se formos analisar bem, o tempo de todos acabará um dia, somos mortais. De uma hora ou outra iremos morrer. Por isso Deus também teve que estabelecer um plano para aquele povo. Outro fato interessante é o que diz em Romanos 6:23:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

É interessante notarmos que a história está se repetindo, e sempre Deus tem dado oportunidades ao povo.

Atualmente, Ele está dando oportunidade a todos nós. Mas um dia essas oportunidades irão se acabar, então Ele voltará! E todo olho O verá. Não, adianta nem correr. Ainda estamos no tempo da graça, a porta ainda não se fechou. Mas, está muito perto de se fechar. Como Deus fez um dia com os Amorreus, um dia fará com essa Terra. Entretanto, o povo escolhido de Deus, que estudou sua palavra, guardou os mandamentos e tiveram fé, esses subirão para as Mansões Celestiais. Que possamos nos preparar para esse grande dia!

Anúncios

2 comentários

  1. 1 quem veio par ca era jesus e 2 se ele nau teve misericordia e por causa q ele tinha um proposito para issu q e morrer por vc e por todos!!!!!!!!!!!


  2. Você disse que Deus respeita a época, então Ele fechou os olhos para a barbaridade que assolava não só nas guerras como no comportamento do povo antigo. Nas guerras, mulheres e crianças eram estupradas e mortas na frente dos maridos que assistiam a tudo, presos e que depois eram mortos. Alguma mulheres ficavam para fazer serviços sexuais e fazerem comida (escravas), pois eram gentias e não estavam enquadradas na concepção de povo de Deus. Aliás como Deus permitia uma sociedade escravocrata, pois é uma sociedade degradante?



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: