h1

Conselhos para o namoro

julho 12, 2007

Namoro

Ao visitar o site BibleInfo vi esse artigo interessante sobre namoro. Transmite usando a Bíblia com quem devemos namorar, como namorar, e muito mais. Vale a pena ler.

Com que tipo de pessoa devería namorar? A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Não é sábio namorar com alguém que não ame a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14-15 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?Amós 3:3 diz: Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Não namore com alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 5:11 – Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.

Evite namorar com pessoas coléricas. A Bíblia diz em Provérbios 22:24 – Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico.

Não namore com um cristão preguiçoso. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 3:6 – Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição de trabalho que de nós recebestes.

O que mais conta é a beleza interior. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:4:- Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.

Namore com alguém que tenha uma boa atitude. A Bíblia diz em Romanos 15:5-6 – Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Namore com alguém que lhe anima e lhe apoia. A Bíblia diz em Filipenses 2:1-2 – Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.

Quando estejam a namorar não pensem só um no outro, prestem atenção a outros também. A Bíblia diz em Filipenses 2:4 – Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

Deixe que o relacionamento se densenvolva passo a passo. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:6-7 – E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.

O que deve evitar quando sair a namorar. A Bíblia diz em Romanos 13:13 – Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.

O namoro não deveria incluir relãçôes sexuais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:13, 18 – Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo… Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

Mantenha-se puro ou pura. A Bíblia diz em 1 João 3:3 – E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

Para que se danhe emocionalmente, os desejos e as actividades sexuais devem ser mantidas sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 – Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.

Se já foi demasiado longe físicamente, que deveria fazer?

Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 – Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 – Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 – Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.

Deus tem um/a companheiro/a para si. A Bíblia diz em Gênesis 2:18 – Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idónea.

Pede a Deus um/a companheiro/a. A Bíblia diz em Provérbios 19:14 – Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.

Deus lhe dará os desejos do seu coração. A Bíblia diz em Salmos 37:4 – Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Mateus 6:8 – Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Anúncios

33 comentários

  1. Estava lendo o texto acima e me lembrei de uma pergunta feita por muitos jovens:
    * Todas as igrejas falam a mesma coisa: Mantenham -se puros até o casamento.
    Falar isso, principalmente para quem é casado é muito simples e fácil, mas para quem está namorando é bastante complicado seguir.Alguns questionamentos são feitos:
    1. O que é pureza? Existe namoro santo?
    2. É possível não sentir vontade de ter relações sexuais durante o namoro?
    3. Será que todas as pessoas que hoje orientam os namorados nas igrejas, durante o namoro colocaram em prática o que hoje pregam?
    4. Existe uma maneira, uma forma de evitar a excitação durante o namoro?
    Obs.: As perguntas acima não caracterizam minha opinião sobre o assunto, mas são transcrições integrais de questionamentos recolhidos durante grupos de conversa com colegas.
    Um abraço!


    • óla esses conselhos são muito bom pra os jovens
      eu me chamo naira so uma joven comecei a namora
      muito nova coms meus 14
      minha igreja so permite namora com apenas 16 anos pq tem como controla mais as tentecães
      eu so muito feliz com meu namorado mais
      sempri apois namora com ele me cinto muito mal pq fis algo que não devia quebrei a lei da castidade me arependo muito
      mais não concigo busca o perdão de deus qp eu amo muito vou deixa avida me leva
      mais espero de verdade que deus possa me perdoa pq eu amoo muito.

      um conselho eu vos digo namore com apenas 16 e com respeito


      • hum… naira uma pergunta eu tenhoo pra te dizer
        qual igreja vc fazia parteee quando quebrou a lei da castidade???


  2. Gostaria de receber as respostas destas perguntas ai em cima feitas…

    obrigado


    • oi queria saber sobre meu namoro ,namoro c uma pessoa que diz que crente ,mas nao vai p igreja ,trabalha c som agente briga muito ,ja chegaram profeta falando que ele nao era o meu ,o que eu faço hem? eu amo tanto ele me ajuda


      • bom eu no seu caso oraria muito
        p/ q Deus renovasse a vida do
        seu companheiro e jejuaria se fosse
        preciso ora minha qerida q Deus sabe oq fazer…ass:hayana


  3. ótima assunto
    para nós jovens
    sobre namoro
    parabens pela programação deste site


  4. Estava pesquisando o assunto sobre namoro para passar aos meus alunos na aula de ensino religioso.
    Gostei muito e vou passar algumas informações que me foram úteis.

    Obrigada


  5. quero que voces me mamdem sempre esses lindos concelhos para a minha pasta que o DEUS de toda paz mos abençoe suo jovem adventista do7 dia de s. tomé amem.


  6. queria uma resposta p minha pergunta o que eu faço meu namoro de 5 anos ta terminado pq eu conheci oitro rapaz e gostei muito dele + tenho medo te terminar com meu namorado de 5 anos p ficar com uma aventura


  7. olá, o meu nome e crislaine e queria muito saber como uma das 7000 mil dicas ou mais possam me dar uma poco para eu me estender com o fernanda: no caso o meu namorado

    enpero a sua resposta


  8. Ixii só precisa de conselhoo qem não sabe viveer (L


  9. Oi Joice,

    Discordo um pouco.
    Olha o que diz a Bíblia sobre conselhos:
    “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.” Prov 12:15
    “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Prov 15:22
    “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.” Prov 19:20

    Um abraço,
    Felipe


  10. ola;eu sou Eder cardoso.
    gostaria ter a certeza, que estou me casando com a mulher certa?
    namoro a 10 mesês nunca tivemos brigas ,falta de respeito ou coisas semelhantes.
    sei que eu há amo, e sei que esse amor é corespondido.
    não tive sucesso no meu primeiro casamento.+ eu sei que tudo que deixei de fazer(desejar) com minha ex.hoje faço com minha namorada e futura esposa. temos um namoro quase perfeito.gostaria de ser cada vez melhor p/ ela,gostaria de saber como fazer, p/ não acabar esse encanto e nunca(jamais)vinhemos acordar desse sonho! por favo seja breve na reposta. estarei se casando em janeiro de 2010.para nunca + se separar.


  11. tenho um namoro quase perfeito, e me acho capacitado p/ se casar, com minha linda e fura esposa. como faço p/ para ser sempre perfeito para ela e nunca deixa de ama-lá e sempre deixa deixa-la realizada.nunca tivemos brigas e nem falta de respeito um com o outro.sei tmb que esse amor é correspondido.
    quero sempre ser o melhor p com ela e tentar chegar pelos menos perto da perfeição.me responda por favor é com urgência.como devo para alcançar o álgico.


  12. eu gostei muito dos conselho e muito bom para abri a cabeça dos jovem


  13. To namorando, época d aprender a amar. É um namoro a distância, só faz 5 meses( mas só temos cerca 43 dias juntos fisicament). E minha namorada, uma mocinha d 15 anos, pediu um tempo, justificado por insegurança; ela ñ sab se me ama ou ñ. Ela disse q acha q ñ sente por mim a msm coisa q eu pareço sentir por ela ( Eu disse q cada pess tem uma capacidade diferente d amar, q a minha dev ser maior aq a dela, e q amar é uma eterna aprendizagem) Ela acha q gosta de mim como amigo ñ como namorado( eu disse: ótimo!! quem ama é amigo , o verdadeiro amigo ama). O q eu acho d der um tempo? Uma bobagem, tempo ñ resolve nada ,nós precisamos é d passar mais tempo juntos aprendendo a nos amarmos, estamos apenas começando. Eu já estou decidido q quero amá-la, e com calma to aprendendo…Eu disse pra ela q ela ta sendo apressada, amor ñ é nenhuma mágica, mas sim uma decisão e uma eterna aprendizagem!! Eu já a amo!! Mas ainda tenho muito o q aprendr , e estou disposto. Será q eu a assustei com minhas mensagens d amo? Será q ela pensou: Ué! Eu ñ me sinto assim, será q eu ñ ò amo? Há quem diga q as mulheres ñ gostam dos que sempre ligam, falam q ama… Eu acho q há exceções, vou ser sempre eu msm (amigo, atencioso, compreensivo, carinhoso, sincero, mostrando sentimento e etc.) e acho q essas são é qualidades para uma pessoa q ta disposta a amar. Aguem pod me dizer alguma coisa?


  14. Preciso de ajuda. Meu namorado é evangélico doente, o que eu faço?Ele me deixa de lado…


  15. eu queria ajuda para eu fica com a garota que eu osto eu amo como preferi,mas eu vo fazerde tudo para eu ficar com ela,mas tembei eu nao vou forsa ela quere namora com migo,a eu a ela tem 11 mas eu so mais velho de meses


  16. bom…tava lendo os comentarios de todos e achei
    bacana,apredi muito lendo esses comentarios
    + uma coisa eu digo p/ vcs qalqer duvida q vcs
    tiverem orem e jejuem pos Deus eh a soluçao
    p/ tudo…obrigada pela atençao

    Jesus ama vcs…♥


  17. estou muito mal, acabei de conhecer um homem que me leva as alturas e ao mesmo tempo as profundidadess.Ele é elegante, sedutor, encantador, maas nao ama a Deus, tem um passado complicado, é casado judicialmente, estou louca por ele, mas sei que vou sofrer. O problema é que eu nao tenho forças para terminar com ele, eu est apaixonada or ele, e ajuda, ore por mim, sei que est desagradando a deus, e pecando contra ele. nao tenho coragem de terminar, est muito envolvida


  18. gostei de vcs te montado isso muito lega queria para o meu namorado ele ta maravilhoso


  19. Amei esse artigo, estava precisando vou seguir cada passo. Sei q fui longe d+ com as caricias e bjs, já chegamos até a tirar a roupa e quase por pra dentro, mais graças a Deus consiguimos evitar, precisava de ajuda e tenho fé q vou conseguir parar.Já estamos tentando parar faz tempo mais na hora do fogo só cristo!


  20. ola parabens por esse blog que Deus a abençoe sou evangelica a 14 anos hoje tenho 20 anos nunca namorei apareceu uma rapaz na minha igreja vai batizar esta firme estou gostando muito dele estou orando muito mas nao sei o que faço se chego nele para declarar me ajudem bjoss


  21. gostei dos conselhos e quero aprender muito com vosco. muito obrigado


  22. Queria perguntar se vc aceita parceria?


  23. Oi pessoal, boom eu moro em Santa Tereza- PR namoro com um Rapaz vai fazer 2 meses,mais ele não é da mesma igreja que eu (Adventista do 7º dia)e há uma 1 semana ele foi embora trabalhar em São Paulo, e agora esse semana de carnaval fui no acampamento de verão, e me interessei por um rapaz da mesma religião que eu,e ele se interessou por mim, não sei o que fazer, termino com meu namorado e invisto no rapaz que me interessei, ou continuo com meu namorado e dispenso a oportunidade da minha vida ?

    Quem puder me responder por favor seje sincero …

    Obrigada desde já *–*


    • oi elizangela eu também sou adventista do 7°dia meu conselho para vc é q ore muito a deus e peça para ele te guiar e q vc permita a orientação dele para sua vida.Quando nos envolvemos com uma pessoa q ñ compartilha da mesma fé q a nossa é sempre muito doloroso convivermos com isso!Preste muita atenção no vou lhe falar…se vc quiser mesmo ter uma vida plena com Deus deixa o q te afasta dele e sinta a renovação q ele vai te dar, coloque-o sempre em primeiro lugar em sua vida e ñ deixe q nada te faça desistir dos seus caminhos!
      Tenha prudência,paciência,moderação … coloque no seu coração q somos cristãos e por mai q ñ queiramos somos a luz do mundo e temos q dar bom testemunho da nossa fé! Confia em DEUS e mais ele fará SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS SE VAMOS SER FELIZES OU NÃO!DEUS NOS GUIA MAS QUEM FAZ A ESCOLHA SOMOS NÓS!!!!

      ABRAÇOS,QUE DEUS
      TE ILUMINE!


  24. Esses conselhos são bem interessante e agradavel,seguindo ele você vai ter um relacionamento muito bom e que nunca vai acabar só se Deus quiser.


  25. oi meu nome é beatriz tenho 15 anos sou crista e namoro a 2 meses como fasso para o neu namoro virar casaneto???


  26. Eu amo muito o meu namorado mais agora que a gente completou um mes de namoro so que nois dois estamos comecando a ficar desonfindo um do outro o que eu posso fazer pra evitar isso em ???


  27. costei muito do conselho


  28. nossa sao varios casos aqui… realmente se ñ buscarmos cada dia a Deus ñ faremos a vontade dele e sim as nossas! tbm ja passei por um namoro nada facil! e compreendo como é dificil ter um namoro que agrade a Deus.
    Espero q cada um leve sempre a serio Deus, e leiam cm atençao a bíblia . pois nela contem as respostas para suas duvidas.
    Deus lhes abençoe, sou Adv. do 7 Dia.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: