h1

Os valores é que moldam a cultura – parte 2

dezembro 19, 2007

 

Para que o Cristianismo serve:

O que o cristianismo me torna diferente nessa história? Como podemos fazer a diferença aí fora?

Se não é mero cristianismo de alguém “que ouviu falar”. Mas não mudou nada…Sabe por que? Porque escrevem e falam para nós( como eu estou escrevendo agora) de um Deus e para provar para nós sabe como eles fazem? Olha as galáxias  e falam de bilhões e bilhões  e bilhões de estrelas falam da complexidade da galáxia…Olha a complexidade do organismo humano. Tudo isso prova Deus, mas isso prova nada! Porque tudo isso sabe o que é? É Deus projetado! E é Deus de lá.

 Mas que Deus que cuida de lá e não consegue resolver meu problema numa segunda feira. Que Deus é esse? Deus só é Deus quando ele sai do livrinho, quando Ele sai da Galáxia e pula na história da gente e me muda para olhar o mundo de um jeito diferente. E a pior coisa que existe sabe o que é? É achar que crente é burro.E é por isso que o evangelho tem que tornar minha vida diferente, para dessa forma poder mudar a vida de quem está lá fora.

 
A vaca está indo para o Brejo

“Eu não sei dizer o que quer dizer o que eu vou dizer.” (Trecho de música)

Então não fala! Mas nós vivemos assim, vivemos dentro desse contexto. Cristão tem que mudar história, porque sal só é sal fora do saleiro. É muito fácil ser sal dentro de um vidro que todo mundo é branquinho, é adventista, é cristão, é sal!

Mas daqui a alguns dias, meses, horas ou até agora você poderá estar vivendo dentro de um vidro de pimenta. Então, como você irá viver o cristianismo lá fora??? Nós temos que viver o evangelho lá fora, e não admita ser chamado de cristão ignorante por não ter conhecimento. Por isso que é a Bíblia em uma mão e o jornal na outra. Para mudar a  história. É isso que Jesus espera de nós! Que mudemos a história lá fora. Da vida de pessoas. O “mundão” está indo de mal a pior. Há de se envergonhar no que aconteceu no senado. Pense em alguém honesto, sem ser crente. Pense no presidente do senado, que pediu férias por 45 dias. Será que ele vai estar trabalhando? Que nada, vai estar nas praias.

  • O que eu cristão tenho que ver com isso? A minha postura tem que ser diferente, por isso devemos diferenciar valor e cultura.A cultura pode ter ido pro espaço, mas o valor cristão não.

O que estão pregando por aí:

    1. O engajamento na busca de justiça social pela busca de sucesso pessoal individualista;
    2. A preocupação em formar pessoas de caráter pela preocupação de formar pessoas de sucesso;
    3. O compromisso com o cumprimento  do dever pelo compromisso com a satisfação da vontade;
    4. A concepção cristã de que o mal é endógeno pela crença de que o mal é apenas uma reação mental inadequada às circunstâncias.

Nós temos que fazer a diferença lá fora. Por isso que temos que fazer uma contra-cultura. Enquanto todos estão roubando não temos que roubar.Mas qual é a cultura? Nas escolas ensinando evolucionismo, Dom Casmurro, A moreninha, Cinco Minutos, entre outros livros que talvez não trouxe nada de bom para você a não ser conhecimento literário. A lei de Gérson, o jeitinho brasileiro; levar vantagem em tudo. Isso é motivo de orgulho para alguns. Nas filas, sempre tem alguém que se acha inteligente de furar fila.

Eu cristão tenho que dar a resposta para esse contexto, por isso que valor cristão não temos que negociar. Estamos em um mundo, no qual todos estão vivendo de todos os jeitos. Já virou lenda o tempo em que os negócios eram feitos na base do fio do bigode, em que a honra valia mais que o lucro e fazer o que é certo era mais compensador do que ter prazer.

—->Para ler a parte 1 clique aqui

Continuo em algum outro post,

Franzé Jr

Anúncios

2 comentários

  1. Olá…
    Não sei quem escreveu o artigo “Os valores é que moldam a cultura – parte 2”, mas gostaria de informar que o mesmo é parte da pregação que o Pr.Ivan Góes fez no Simpósio de Universitários desse ano (2007). Só estou ressaltando este comentário para que o mérito seja dado para a devida pessoa. Caso alguém tenha alguma dúvida, é só acessar o site eoqha.wordpress.com e ouvir a palestra na íntegra.
    Um Abraço


  2. Olá Carolina,
    fui eu que escrevi esse artigo.
    Eu sei que a palestra é do Pr. Iván e eu disse isso na parte 1 de “Os valores é que moldam a cultura”. Dou todos os méritos a ele, a pregação foi sensacional, e por isso senti a necessidade de colocá-la aqui no Ação.
    Dei o link para as pessoas baixarem a pregação também. Se você não leu ainda a primeira parte era bom que tivesse lido antes de postar.
    Mas, obrigado por seu comentário.
    Feliz ano novo pra você!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: