h1

A outra lagartixa

março 28, 2008

História interessante da lição dos jovens dessa semana:

De um livro japonês contemplativo vem a seguinte história: Havia um homem que estava reformando sua casa. Quando ele desmanchou uma das paredes, descobriu uma lagartixa que estava “vivendo” atrás dela. Contudo, a patinha da lagartixa estava presa por uma carta que, de alguma forma, também tinha ido parar dentro da parede. Isso impedia que a lagartixa se movesse. Ainda mais impressionante era o fato de que a data da carta indicava que ela estava na parede havia dez anos.

Que estranho! Pensou o homem. O que está acontecendo? Como esta lagartixa pôde permanecer viva todo esse tempo?

O homem parou a reforma por algum tempo para observar a lagartixa e ver como ela estava conseguindo se manter viva. Finalmente, um dia o mistério foi resolvido. O homem observou outra lagartixa com comida na boca se aproximar da lagartixa presa. Essa segunda lagartixa estava trazendo alimento para a lagartixa presa comer.1

Pensar que por dez anos uma lagartixa traria comida para outra lagartixa presa na parede! Pensar que mesmo no reino animal, tal devoção – e poderíamos até especular chamando-a de amor – possa ocorrer!Quantas pessoas na Terra são como a lagartixa presa na parede? Por quaisquer que sejam as razões, elas estão morrendo de fome por falta do amor de Cristo. De que forma pode o amor de Deus estar em nós se não vamos em auxílio delas? Na verdade, o fato de lhes oferecermos ajuda é prova de nosso discipulado. Primeiro João 3:17-19 diz: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade” (NVI). (Leia também Isaías 58.)

“Raras vezes os crentes serão chamados a experimentar o martírio em favor de outros. Contudo, cada dia encontrarão pessoas necessitadas a quem devem estar dispostos a ajudar se têm os recursos para fazê-lo; a maioria das pessoas tem mais do que precisa. Isso encontra paralelo no ensino de Tiago (Tg 2:14-17): os crentes devem estar dispostos a ajudar um irmão ou irmã em necessidade. Os crentes devem responder ao amor de Deus por eles amando os outros, colocando as necessidades deles acima de sua posse de bens deste mundo.”2

1. Chandra Suwondo, 50 Renungan yang Membawa Berka (50 Devotionals Which Bring Blessings), p. 171-173.
2. Grant Osborne, editor, Life Application Bible Commentary: 1, 2 and 3 John (Wheaton, Ill.: Tyndale House Publishers, Inc.), p. 76, 77.

Eko Tulistyawati Ricky | Bandung, Indonésia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: