h1

Deus se revela

maio 5, 2009

Deus_se_revela

A “consciência” é, às vezes, definida como a faculdade ou princípio interior que nos ajuda a decidir entre o certo e o errado.

Embora a consciência seja importante, nem sempre é totalmente confiável. Mas existem formas de aguçar a consciência. Estar sintonizado com Deus, mediante a leitura regular de Sua Palavra e pela comunhão frequente com Ele em oração, nos torna mais sensíveis à voz do Espírito, que pode falar conosco através da consciência.

Separados de Cristo ainda somos incapazes de interpretar corretamente a linguagem da natureza. A mais difícil e humilhante lição que o homem tem a aprender é sobre sua própria ineficiência quando depende da sabedoria humana e o seguro fracasso de seus esforços em interpretar corretamente a natureza. Por si mesmo, o ser humano não é capaz de fazer essa interpretação sem colocá-la acima de Deus. O homem está em condição semelhante à dos atenienses, que tinham, em meio aos altares dedicados à adoração da natureza, um sobre o qual estava escrito: “Ao Deus Desconhecido” (Atos 17:23). Certamente, Deus lhes era desconhecido. Ele é desconhecido de todos que, sem a orientação do divino Ensinador, assumem o estudo da natureza. Será mais que certo que chegarão a conclusões equivocadas” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja,v. 8, p. 257).

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3:14-16, NVI).

Dúvidas quanto ao fato de Deus Se revelar a nós precisam ser uma via de mão dupla. Não há necessariamente um caminho “certo” ou “errado”. Não há maneira específica de sair questionando Deus e a religião, contanto que tomemos a atitude correta. Deus tem formas de se comunicar com a humanidade. Mas essas revelações são muito mais do que meros monólogos nos quais Deus é o orador. São muito mais do que simplesmente discursos feitos pelo Todo-Poderoso para calar Seus súditos. A revelação divina sempre subentende diálogo – uma conversa de mão dupla. Na era secular em que vivemos, o diálogo é vital e o questionamento saudável é parte desse diálogo.

Não nos esqueçamos, contudo, de que o questionamento requer honestidade. E até mais do que isso, o questionamento requer coragem porque, quando Deus Se revelar a nós em resposta a nossas perguntas, muito provavelmente compreenderemos que precisamos abandonar nossas noções preconcebidas que são nutridas pela maioria.

Que Jó seja nosso exemplo neste assunto. Em Jó 23 e 26–31, ele questiona a Deus com relação a seu sofrimento. Lemos a resposta de Deus em Jó 38–41. O livro termina com a reação humilde de Jó a essa resposta no capítulo 42:1-6. Ele se arrependeu porque compreendeu que tinha falado sobre coisas que não entendia. Em outras palavras, renunciou a suas noções preconcebidas e aceitou a resposta de Deus para suas perguntas.

Anúncios

2 comentários

  1. Porque Deus é Amor, é que Ele deseja ouvir nossa oração e nossas perguntas, Ele tem interesse em saber como cada um está, embora Ele saiba de tudo, fica feliz em ouvir o que temos para falar ou perguntar.
    Às vezes nos esquecemos que somos amados, e achamos que nosso pecado é sujo demais para Deus nos ouvir.
    “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” Isa. 1:18


  2. Hi, nice post. I have been thinking about this topic,so thanks for posting. I’ll likely be coming back to your blog. Keep up the good work



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: