h1

Os passos humanos

maio 11, 2009

ospassoshumanos

“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” (Prov. 20:24)

Deus conduz os nossos caminhos mesmo! Ele aproveita cada oportunidade para nos levar ao lugar ou lugares que nos prepara, e tudo isso com uma elegância divina. Só Deus é capaz de fazer isso, respeitando de maneira impressionante as nossas vontades.

Depois de refletir sobre o verso acima, é possível chegar a duas premissas:

1) Como o homem seria capaz de entender os passos de Deus? Por mais que nos esforcemos, a realidade mental do Criador é diferente da nossa, e isso é muito claro. Por não alcançarmos a razão de Deus, abrimos espaço para indagações do tipo: “Como isso aconteceu? Que absurdo! Como essa situação se apresentou… Ninguém esperava…”

Todos estes questionamentos (sejam eles positivos ou negativos aos nossos olhos) tem uma resposta: Deus nos conduz!!

Ele usa a lógica diferenciada, Ele usa uma arquitetura meio sem sentido, Ele usa pessoas inesperadas, animais (como o jumentinha de Balaão), Ele usa lugares, situações, diferenças climáticas (como tempestades e dilúvios), Ele usa uma infinidade de aspectos incontáveis. E tudo isso Ele usa para nos mostrar aquilo que ninguém mais nos mostraria: Que Ele é amor, que tem planos para nós, planos mais altos do que a nossa mente reduzida pode sonhar.

2) O outro raciocínio possível é: Como nós humanos podemos entender o caminho que traçamos para nós, se no caminho que escolhemos, optamos na maioria das vezes por alternativas que a médio e longo prazo nos serão desfavoráveis? Difícil explicar.

A verdade é que quando escolhemos fazer aquilo que queremos e ponto final, a vida desanda. Parece uma massa de bolo que foi mexida por várias pessoas e por isso deu errado, um bolo que não pode ser comido porque solou, não deu certo!

Em suma, a nossa lógica não é nada lógica!

A coerência de Deus vai sendo explicada a partir das circunstâncias da vida, e a congruência das escolhas simplórias ou mais óbvias, que são as nossas, não funciona, porque os resultados são catastróficos. É um ato de coragem inconsequente fazer o que queremos, sair de casa sem orar, e nos arriscarmos sem consultar ao Senhor, já que não sabemos a profundidade dos acontecimentos e das nossas escolhas.

Entender que dependemos de Deus é motivo da felicidade.

Contribuição: Priscila Julião, jovem adventista, Recife – PE

Anúncios

5 comentários

  1. Oh Pri, Louvo e agradeço ao nosso Bom Deus pelo privilégio de ler esse texto!
    Quão confortante me é saber que “nossa lógica não é nada lógica!” e que “Ele usa a lógica diferenciada.” e “E tudo isso Ele usa para nos mostrar aquilo que ninguém mais nos mostraria!”
    Amplexos Efusivos!


  2. amém..era tudo que eu precisava nesse momento pra desperta,que Deus possa te abençoar e usar sempre!


  3. tb estava precisando ler algo do tipo…só q as vezes oro a Deus e fico na dúvida do melhor caminho a seguir…Mas sempre espero pela resposta de Deus.
    Que Deus continue te iluminando…


  4. Esse negócio de ser colunista vicia, né? hehehehehe
    Mas é gratificante quando a gente pode dividir um pouco de experiência pessoal com um público grande. Vem respostas de onde a gente menos espera. Este foi um texto que fala ao coração mais apertado de maneira confortadora.
    Obrigado pelas linhas.
    Beijão.


  5. “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando conforme a Tua palavra.” (provérbios)
    É dessa forma que conseguimos entender os passos de Deus. “Certamente o Senhor Jeová não fará cousa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os prfetas.” (amós 3:7)
    Ele sempre revela aos seus os seu atos, guardando e livrando do mau. Mas aos que não tem a sua palavra escondida no coração, os passos de Deus parecem confusos, porque não estão familiarizados com a sua voz. “As minhas ovelhas, conhecem a minha voz” (Jesus) É estudando a palavra que aprendemos a ouvir a sua voz e entender os seu caminhos.
    Que Deua abençoe você, mais e mais.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: