h1

Deus e a Ironia

agosto 6, 2010

Figuras de linguagem. Sem dúvida, grandes invenções. Considero que, por meio delas, podemos escrever e repassar melhor nossos sentimentos e sensações. Por exemplo: como não notar o exagero de uma hipérbole (“Já falei mil vezes isso!”)? Como negar o sarcasmo no eufemismo dos políticos em discussões no congresso (“Vossa Excelência falta com a verdade!”)?

Minha figura de linguagem preferida é a Ironia. Não é para qualquer um conseguir passar uma mensagem usando o sentido contrário nas palavras. E o melhor é que essa mensagem geralmente é engraçada, diverte. É também interessante o quanto nosso Deus permite que situações adversas aconteçam, e da aparente destruição vem uma grande benção. Grandes ironias assim estão na Bíblia, e é um grande prazer notar como Deus nos dá grandes lições e ensinamentos dessa forma.

José, o mais amado de seu pai é vendido como servo pelos seus irmãos. Depois ainda é preso, esquecido por todos. E é do fundo do poço que Deus o chama para ser vice-governador do Egito! Do ódio dos irmãos; de um condenado surgiu salvação da fome para egípcios e para a sua própria família. Não é preciso muito esforço para imaginar o quanto ele e seus familiares devem ter se alegrado lembrando a grande ironia dessa história.

O Deus Criador, com toda sua majestade e glória, veio a este mundo nascer numa manjedoura e ser um simples carpinteiro. O ser mais limpo e justo tomou todos os pecados do mundo e foi tratado como um criminoso. E quando o inimigo achou que iria gargalhar com a sua morte, Jesus ressuscita e nos convida à alegria, por toda eternidade. Que bela ironia! Deixar de se martirizar na própria vida e ver as coisas ao nosso redor como grandes ironias, nos ajudam a suportar e superar problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: